A SEIL e o DER realizam evento técnico com foco no Planejamento e Utilização da Metodologia BIM no DNIT e CRO 5 28/06/2019 - 17:40

Nesta quinta-feira, dia 27 de junho de 2019, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), realizou o evento técnico Planejamento e Utilização da Metodologia BIM no DNIT e CRO 5, que contou com a presença do Coronel Washington Gultenberg de Moura Luke e do Engenheiro Civil Anderson Alvarenga, ambos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e da Tenente Fernanda Brocardo, Arquiteta da Comissão Regional de Obras 5 (CRO5) do Exército Brasileiro. Também compareceram ao evento a Diretora do Departamento de Obras Arquiteta Roberta Campani e o Arquiteto Fernando Fert, ambos da Secretaria de Obras Públicas, Saneamento e Habitação do Rio Grande do Sul, reforçando a relação existente entre os estados do Sul do país por meio da REDE BIM GOV SUL.

O evento teve início com a fala da Arquiteta Lorreine Santos Vaccari, chefe do Departamento de Gestão de Projetos e Obras, representando o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. De acordo com Lorreine, o referido evento pode ser considerado um passo fundamental para a consolidação da estratégia de adoção de inovação e tecnologias a fim de melhorar a gestão de projetos e obras públicas no Paraná.

Na oportunidade, foi anunciada a consolidação de um Comitê Gestor e de um Grupo Técnico de Trabalho envolvendo a SEDU, o PARANACIDADE, a PARANÁ EDIFICAÇÕES, a COHAPAR e outros órgãos estaduais, a fim de compor a ESTRATÉGIA BIM PARANÁ 2019-2022: RUMO À ENGENHARIA DIGITAL, em consonância com a ESTRATÉGIA NACIONAL DE DISSEMINAÇÃO DO BIM, lançada em 2018 pelo Governo Federal.

Na sequência, o Coronel Washington Luke falou sobre as motivações para o uso da metodologia BIM e os ganhos que a indústria da construção civil obtém com sua aplicação. Ademais, Luke também explanou sobre o Sistema de Supervisão Rodoviária Avançada – SUPRA, implantado no DNIT em 2016, que permite a atualização das informações dos empreendimentos, bem como a comunicação em tempo real entre as empresas supervisoras, gerenciadoras, superintendências regionais e coordenações de todas as diretorias do DNIT.

Em seguida, o Engenheiro Civil Anderson Alvarenga falou sobre o processo de implementação da metodologia BIM dentro do DNIT. Neste contexto, o palestrante destacou o programa PROARTE, cujo objetivo é a reabilitação e manutenção das pontes e viadutos da malha rodoviária Federal que estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional. Ademais, o palestrante também falou sobre o uso do laser scanner para o levantamento das condições físicas de pontes e rodovias, auxiliando na detecção de defeitos superficiais, afundamentos e macrotexturas, além de possibilitar a coleta de dados e o levantamento cadastral dos ativos rodoviários.

Por fim, a Tenente Fernanda Brocardo falou sobre o processo de implantação da metodologia BIM dentro do Exército Brasileiro, e sobre o Sistema Unificado do Processo de Obras – OPUS. Segundo a palestrante, o OPUS abrange as etapas de planejamento, programação, acompanhamento, fiscalização, controle, gerência e execução de obras e serviços de Engenharia de todas as atividades dos macroprocessos analíticos do Sistema de Obras Militares (SOM), tanto no nível executivo quanto gerencial e estratégico; garantindo maior transparência ao longo de todo o processo, e suporte para a tomada de decisões e comunicação da equipe de trabalho.