Últimas Notícias

SEIL firma termo de cooperação para fomentar nova tecnologia em obras 23/03/2018 - 17:18

O Paraná que é um dos estados na vanguarda da implantação da metodologia BIM para gestão de projetos e obras públicas e a Autodesk, uma das principais empresas de tecnologia BIM do mundo, e desenvolvedora de softwares conhecidos de Arquitetura e Engenharia como o Revit e Infraworks. O objetivo da assinatura do termo é fomentar a plataforma BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) na elaboração de projetos de engenharia.
A cooperação técnica, de caráter não oneroso entre as partes, tem como objetivo estabelecer a mútua cooperação para promover ações conjuntas de fomento à implantação de melhorias na gestão de obras públicas, através da utilização do BIM.
Antes do evento aberto ao público foi realizado um encontro técnico para a apresentação da Palestra Técnica, Normas Brasileiras para BIM: visão geral e aplicação pelo arquiteto Ricardo Bianca, Especialista Técnico da Autodesk para Arquitetura, Engenharia e Construção. Ele explanou sobre a lógica de estruturação da norma e da classificação dos dados, apresentando exemplos de sua aplicação. A previsão de publicação das partes faltantes é desse ano. E ao final foram feitos questionamentos sobre algumas definições, que demandarão de um retorno da sociedade civil.
O objetivo do encontro foi ampliar o conhecimento de profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e construção sobre uma nova forma de planejar, projetar e gerenciar obras públicas e privadas.
Após um breve coffee break, iniciou-se o evento aberto que foi separado em dois momentos, um primeiro da assinatura do termo, e em seguida a apresentação da palestra técnica. O termo foi assinado pelo engenheiro Lidio Sasaki diretor do DGPO representando o Secretário José Richa Filho e pelo sr. Claudio Pinto, diretor de vendas Brasil da Autodesk representando a empresa.
Na sequência, após a assinatura do termo, os convidados assistiram a uma palestra técnica com o tema “BIM em Projetos de Instalações de Alta Complexidade”. O convidado, Guilherme Augusto de Brito Neves, diretor de Tecnologia da MHA Engenharia, explicou como as soluções da plataforma foram adotadas pela empresa MHA Engenharia que tornou-se especialista na utilização do BIM para projetos de instalações contando os cases da empresa que trabalha com BIM há mais de 10 anos. A palestra gerou interesse no público que pode direcionar suas perguntas ao palestrante ao final da apresentação.

GALERIA DE IMAGENS