SEIL participa do I Seminário: Infraestrutura Paraná 13/11/2019 - 10:10

Na noite do dia 05 de novembro de 2019, o Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, ao lado Diretor Geral do DER, Fernando Furiatti e do Superintendente Regional do DNIT no Paraná, José da Silva Tiago, participou da cerimônia de abertura do I Seminário: Infraestrutura Paraná. A abertura foi realizada no Teatro Guairinha e contou com a Palestra Magna: Demandas e Desafios da Infraestrutura Brasileira, ministrada pelo Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello.

O evento foi promovido pela Rede de Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública no Estado do Paraná, criada em 2016, por meio de iniciativa inédita estabelecida entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e teve como objetivo promover o diálogo e a integração entre os diferentes atores responsáveis pela infraestrutura paranaense.
Nos dias 06 e 07 de novembro, o Seminário contou com painéis sobre Engenharia, Sustentabilidade, Legislação e Inovação aplicadas aos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

No Painel de Inovação a temática foi a metodologia BIM, que contou, inicialmente, com a palestra dos representantes do DNIT: o Coordenador-geral de modernização e gestão estratégica, Washington Luke, que falou da Estratégica BIM BR e o Coordenador do Escritório de Gestão Estratégica e do Núcleo BIM-DNIT, Anderson Alvarenga que discorreu sobre a aplicação prática do BIM nos projetos de infraestrutura rodoviária.

Ainda no Painel de Inovação, a temática BIM foi tratada em âmbito estadual e municipal. A Diretora do Departamento de Gestão de Projetos e Obras da SEIL, Lorreine Santos Vaccari, falou da Estratégia BIM PR: PARANÁ RUMO À INOVAÇÃO DIGITAL NAS OBRAS PÚBLICAS” instituída pelo Decreto Estadual nº 3080/2019. Para fechar o painel, o Arquiteto Sérgio Rui Matheus Rizzardo, apresentou o estado da arte da implantação do BIM no IPPUC e a parceria com a SEIL nesse processo. Ao final do painel, a mediação do debate foi conduzida pelo Superintendente de Inovação do Estado do Paraná, Henrique Domakoski.

O público presente no I Seminário: Infraestrutura Paraná foi de profissionais atuantes nas diferentes áreas das instituições públicas responsáveis pela infraestrutura no Estado do Paraná e acadêmicos, obtendo no total 238 inscritos presenciais, além de inúmeras participações remotas, via webcast, link disponibilizado pela Celepar.

Para acessar o Decreto Estadual nº 3080/2019: