SEIL participa do evento ESTRATÉGIA BIM GOV-RS: Aplicação e vantagens da metodologia BIM em obras públicas 11/10/2019 - 18:10

No dia 03 de outubro de 2019, a convite do Secretário de Obras e Habitação do Governo do Rio Grande do Sul, Sr. José Stédile, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, por meio do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO) participou do Evento ESTRATÉGIA BIM GOV-RS: Aplicação e vantagens da metodologia BIM em obras públicas voltado à sensibilização dos gestores de diversas secretarias de governo.

O referido evento foi promovido pela Secretaria de Obras e Habitação (SOP) com o apoio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) e contou, também, com a presença de representantes dos Governos do Paraná, Santa Catarina e da CBIC.

O início do encontro contou com a palavra da diretora do Departamento de Obras Públicas da SOP, a arquiteta Roberta Campani, que agradeceu a presença dos representantes dos Governos, integrantes da REDE BIM GOV SUL, e falou da importância da troca de experiência promovida entre os Estados. Na sequência ocorreu uma breve fala dos Secretários Claudio Gastal (SGGE) e José Stédile (SOP), posteriormente a apresentação dos convidados e o fechamento com a apresentação das ações realizadas pelos técnicos do Governo do RS.

A primeira apresentação, do representante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Eng. Wilton Catelani foi para alinhar o entendimento sobre o conceito da metodologia BIM e dar conhecimento sobre as ações realizadas e em andamento pelo Governo Federal.

A segunda palestra contou com a apresentação da representante do Governo do Paraná, Arq. Lorreine Santos Vaccari, que focou no Plano de Fomento ao BIM, elencando os principais resultados alcançados desde 2014 e a proposição da “Estratégia BIM PR”, que tem por objetivo instituir o BIM como estratégia de Governo para projetos e obras públicas estaduais.

Na sequência, a representante de Santa Catarina, Arq. Karoline Antunes apresentou dados das obras do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), licitadas a partir de projetos desenvolvidos em BIM que comprovaram os benefícios da adoção do BIM, principalmente quanto a redução de aditivos de prazo e valor.

Por fim, o Arq. Fernando Fert, do Departamento de Obras Públicas da SOP, apresentou, além das ações realizadas por aquele setor, a proposição de tornar o BIM uma estratégia do governo Riograndense, que está em consonância com a proposta da atual gestão do RS.

No dia seguinte (04 de outubro) os membros da REDE BIM GOV SUL aproveitaram a oportunidade para se reunir e discutir as atividades em andamento, promover o intercâmbio de conhecimento e programar os próximos passos para fomento e implantação do BIM nos três Estados. Na ocasião, a Arq. Karoline Antunes pontuou que a temática BIM foi inserida na pauta do próximo encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste - Cosud, que será realizado em Florianópolis nos dias 18 e 19 de outubro, o que poderá ampliar e impulsionar a discussão da adoção do BIM em âmbito nacional.