SEIL promove sensibilização e treinamento em BIM na COHAPAR 01/04/2022 - 09:37

No dia 17 de março a equipe técnica do Departamento de Gestão da Inovação da SEIL esteve na Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) para iniciar a capacitação dos técnicos da referida Companhia para fiscalizar os projetos do “Condomínio do Idoso” recentemente licitados com a exigência da metodologia BIM. No primeiro encontro, de alinhamento e sensibilização, foram abordados os principais conceitos, terminologias, estudos de caso e benefícios do BIM, apresentados pelas arquitetas do DGI/SEIL, Lucimara Lima e Débora Guimarães.

Na sequência, entre os dias 23 e 30 de março, os engenheiros civis do DGI/SEIL, Hilbert Prochnow e Italo Macarini, promoveram treinamentos do software Autodesk Navisworks para 12 servidores do Laboratório BIM da COHAPAR. O treinamento, desenvolvido pelos engenheiros, buscou fomentar os conhecimentos sobre esta ferramenta BIM dentro do contexto dos projetos desenvolvidos e contratados pela COHAPAR.

A iniciativa buscou compartilhar os conhecimentos adquiridos no Laboratório BIM da SEIL sobre determinadas funcionalidades do software que serão úteis para a análise de projetos em BIM por parte dos técnicos da COHAPAR. Segundo o engenheiro Hilbert, “é sempre desafiador promover uma mudança na metodologia de trabalho. Aceitar esse desafio é o primeiro passo para a incorporação do BIM como método de trabalho em qualquer instituição, onde os benefícios serão observados com o tempo”. Ainda, de acordo com o engenheiro Italo, “os alunos que participaram do curso foram muito proativos e estavam dispostos a aprender sobre as novas ferramentas”.

O treinamento foi dividido em workshops organizados a partir das necessidades dos técnicos da COHAPAR em relação à análise e fiscalização de projetos. Para realização do treinamento foram disponibilizados aos técnicos os modelos BIM de uma edificação no formato IFC, para que, após o entendimento do processo de federação dos projetos, os alunos pudessem realizar as análises de inconsistências, validação qualitativa do modelo, extração de relatórios, entre outras atividades, mais avançadas, possíveis de serem executadas com a ferramenta Navisworks para apoio à fiscalização de obras.

“Este curso em formato de workshop, permitiu abordar questões importantes ligadas à resolução de problemas pontuais referentes à análise de modelos. Em nosso dia-a-dia, dificilmente temos tempo para participar de treinamentos longos, nos quais seriam abordadas diversas funcionalidades de maneira aprofundada. O Hilbert e o Ítalo nos ajudaram a dar os primeiros passos para a compatibilização e verificação de inconsistências em projetos, o que nos permitirá trabalhar com modelos mais assertivos e, consequentemente, com obras eficientes e com redução significativa de problemas” comentou a técnica Patrícia Zanlorenzi, da COHAPAR.