Últimas Notícias

SEIL recebe alunos do Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militares do Paraná para Alinhamento Conceitual sobre a Metodologia BIM 10/03/2023 - 12:00

No último dia 07, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) recebeu os alunos do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Paraná. O principal objetivo do encontro foi apresentar aos futuros Oficiais as principais aplicações da Metodologia BIM, especialmente no campo de atuação do Corpo de Bombeiros. Major Lucas Simiano, responsável por estabelecer o contato com a SEIL, destacou o interesse demonstrado pela turma de alunos, considerados por ele os principais impulsionadores da inovação e da tecnologia dentro da Corporação.

A Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), Lorreine Vaccari, apresentou brevemente um panorama geral das ações promovidas pelo Governo do Estado do Paraná em relação à difusão e implantação da Metodologia BIM e, também, da participação da SESP/Corpo de Bombeiros na Estratégia BIM PR.

Em seguida, Lucimara Lima, responsável por coordenar o Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR), fez uma apresentação sobre os principais conceitos e benefícios da Metodologia BIM, com destaque para a possibilidade de automatização e padronização de análises de Projeto Técnico de Prevenção a Incêndio e a Desastres (PTPID), que podem ser consideradas as principais aplicações do BIM para a Corporação. Lucimara abordou também outros usos possíveis, como a aplicação de tecnologias compatíveis com o BIM, a exemplo da realidade aumentada e da realidade mista, que podem facilitar as atividades de vistoria. Ela também abordou a integração entre BIM e GIS, que tem potencial para trazer ganhos expressivos nos atendimentos de ocorrências urgentes e nas operações de campo do Corpo de Bombeiros.

O Engenheiro Civil e Residente Técnico, Yago Martins foi o responsável por apresentar exemplos práticos da aplicação de regras automatizadas para a análise de projetos. Utilizando o software Solibri, demonstrou como um conjunto de regras baseadas nas Normas de Procedimento Técnico (NPT) pode ser usado para identificar incompatibilidades no projeto. Além disso, ensinou como exportar e visualizar um relatório BCF para documentar as inconsistências encontradas.

Por fim, a Arquiteta Débora Guimarães e o Arquiteto e Residente Técnico Théo Zanardo realizaram apresentações das ferramentas usBIM.compare e usBIM.workflow, ambas disponibilizadas pela empresa italiana ACCA a partir de um Termo de Cooperação Técnica com a SEIL, firmado em 2022. As apresentações tiveram como objetivo demonstrar, de maneira sucinta, outras possibilidades de aplicação da metodologia BIM, além de reforçar a importância da definição clara dos processos e fluxos de trabalho BIM.

Para a equipe da SEIL, a participação dos alunos no encontro foi muito positiva, uma vez que futuramente serão eles os responsáveis pela inovação na gestão e operação das atividades da Corporação em diferentes regiões do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS