Servidores Públicos participam do Evento CAPACITA BIM PR 31/03/2023 - 18:39

Nos dias 28 e 29 desta semana, no auditório do Ministério Público do Paraná, servidores públicos de diferentes órgãos e esferas de governo participaram do evento "Capacita BIM PR", cujo objetivo era sensibilizar e alinhar os conceitos sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) conforme as Ações de Aceleração da Estratégia BIM PR, instituída pelo Decreto Estadual nº 3.080/2019 e as novas exigências estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022, que determina a Adoção Gradual do BIM nas instituições públicas estaduais e contratações de obras e serviços de arquitetura e engenharia financiadas com recursos do Governo Estadual até 2025.

Durante os dois dias de capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais benefícios da metodologia BIM, bem como casos concretos realizados em instituições do Governo do Estado do Paraná. Nesse sentido, o evento contou com a presença de representantes da COHAPAR, TECPAR e DER, que compartilharam suas experiências na implantação do BIM, na contratação de projetos com a utilização da metodologia e de obras com tecnologias compatíveis com o BIM, bem como os desafios e perspectivas da utilização dessa metodologia para infraestrutura rodoviária.

Os servidores foram capacitados em três módulos de formação em BIM. O Módulo 1: Sensibilização e o Módulo 3: Elaboração de Edital e Termo de Referência para contratação de projetos em BIM foram ministrados pelo Procurador Geral do Estado, Dr. Hamilton Bonatto. O Módulo 2: Alinhamento Conceitual, foi conduzido pela coordenadora do LaBIM PR, Arquiteta Lucimara Ferreira de Lima.

Em entrevista para a Secretaria de Inovação, Lorreine Vaccari, responsável pelo Departamento de Gestão de Inovação para Planos Projetos e Obras (DGI-SEIL), explicou que o evento marca o início do processo de capacitação dos servidores públicos estaduais em BIM e que ainda há uma série de módulos previstos para o ano de 2023.

Ao longo dos dois dias de evento, cerca de 450 pessoas acompanharam as apresentações em tempo real, entre participantes presenciais e remotos. A interação foi incentivada através da possibilidade de enviar perguntas pelo chat aos palestrantes ao final de cada apresentação. A participação ativa dos servidores públicos, expressa através das perguntas enviadas, evidencia um claro interesse em se capacitar e adotar a metodologia BIM na gestão pública.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) em parceria com a Secretaria de Estado de Inovação (SEI), a Escola de Gestão do Paraná (EGP) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Os servidores inscritos para o “Capacita BIM PR” já podem acessar todo o conteúdo apresentado pelos palestrantes, além das gravações das apresentações, por meio do site da Escola de Gestão do Paraná.