Últimas Notícias

Técnicos da SEIL e parceiros BIM participam de capacitação da Bentley 26/08/2016 - 10:40

Durante a última semana (22 a 26/08/2016), técnicos do DER e do DGPO da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) participaram de capacitação do aplicativo Power Civil da empresa Bentley Systems. O treinamento ocorreu no Laboratório da Universidade Positivo (UP), como primeira ação do Termo de Cooperação Técnica entre a SEIL e a UP, firmado no último dia 23. Também participam da capacitação, representantes da UP, UFPR e IDD, além de um convidado da Secretaria de Infraestrutura do Distrito Federal (SINESP/DF).


O Power Civil é um aplicativo que utiliza tecnologia OpenRoads destinado ao desenvolvimento de projetos geométricos para infraestrutura. O curso está sendo Ministrado pelo Engº Carlos Nobuo Komine da Bentley,  que aborda os seguintes tópicos: visão geral da interface, funcionalidades da ferramenta, introdução básica do fluxo de trabalho de projeto geométrico de rodovias, englobando a modelagem do terreno, criação de traçados, geometria horizontal e vertical, modelagem do corredor e nuvem de pontos.

"Foi interessante ter participantes com perfis diferentes. Espero que seja o início de uma parceria de sucesso e que venham outros encontros." - Carlos Nobuo (Bentley)

"O curso foi uma excelente oportunidade para conhecer e explorar as potencialidades do software PowerCivil em projetos de rodovias e também um grande momento para troca de conhecimento entre técnicos do governo, meio acadêmico e iniciativa privada no sentido de se pavimentar o caminho para adoção sistemática do BIM nas contratações de projetos e obras públicas." - Julio Bessa (SINESP/DF)

"Primeiro enfatizar a importância da aproximação do Governo do Estado às universidades paranaenses motivando futuros profissionais da área da engenharia e da arquitetura ao novo contexto que o BIM nos traz. Entendo a SEIL como fundamental para catalização do processo de adoção do BIM no Estado e consequentemente no Brasil. Em segundo, agradecer a oportunidade dos alunos do curso de engenharia civil entrarem em contato com o software. E por fim, colocar o potencial da ferramenta que se mostra bastante completa em relação ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura. " - Alexandre Trento (UP)


GALERIA DE IMAGENS