Treinamento de orçamentação a partir de projetos em BIM 24/05/2022 - 08:49

Nos dias 18 e 19 de maio, a empresa 682 Soluções, desenvolvedora do plug-in SEOBRA For Revit, capacitou servidores públicos estaduais na ferramenta de orçamentação a partir de projetos desenvolvidos com uso da metodologia BIM.

O treinamento é fruto do Termo de Cooperação Técnica originado da Chamada Pública SEIL 001/2021 e contou com a participação de técnicos do Governo do Paraná, SEIL, DER/PR e COHAPAR, além de profissionais de outros Estados, Rio de Janeiro e Espirito Santo, que compõem a Câmara Temática BIM do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD).

Nas duas manhãs os técnicos foram instruídos pela Eng. Civil Alana Natália Sales Vasconcelos, da empresa 682 Soluções, sobre todas as funcionalidades do SEOBRA, incluindo atualizações de melhoria do aplicativo. Para desenvolvimento do orçamento foi utilizando como exemplo prático o projeto “Casa Sustentável”, modelado pelo Laboratório BIM do Paraná (LaBIM-PR), possibilitando vincular os quantitativos dos elementos modelados ao plug-in SEOBRA, o qual dispõem de ampla base de dados de tabelas referenciais de custo muito utilizadas nos orçamentos de obras públicas.

Na ocasião, Heber Rubem Avelar Lima, sócio fundador da empresa 682 Soluções, comentou da importância da iniciativa de parceria e disponibilizou gratuitamente licenças do aplicativo SEOBRA, pelo período de um mês, para realização de testes em projetos piloto e, como contrapartida, os usuários poderão sugerir melhorias para o plug-in.

Para finalizar, a Arq. Lucimara Lima, coordenadora do LaBIM-PR, agradeceu a parceria e excelente explanação da Engenheira da empresa 682 Soluções e, como próximos passos, a SEIL por meio do DGI/LaBIM comprometeu-se a apresentar os resultados que serão alcançados com o uso do SEOBRA nos testes que serão realizados em laboratório.