Últimas Notícias

Visita técnica do GT Infraestrutura da Chamada Pública SEIL n° 001/2017 à Copel. 19/04/2018 - 16:20

Nesta quarta-feira, dia 18 de abril, o GT Infraestrutura da Chamada Pública SEIL n° 001/2017, foi à uma visita técnica ao DENC - Departamento de Engenharia Civil da GET (Copel Geração e Transmissão) - SOE (Superintendência de Engenharia e Obras de Geração e Transmissão).
Estiveram presentes as arquitetas e engenheiros da SEIL, DER e das empresas de infraestrutura credenciadas pela Chamada Pública SEIL 001/2017: EGIS e Engefoto, o grupo veio buscar informações acerca da experiência da Copel com BIM - Building Information Modeling.
O grupo foi recepcionado pelo Gerente do DENC, geólogo Roberto Seara, pela arquiteta Sandra Ramos e engenheiros Bernardo Perna, Nelson Saks e Carlos Marek Filho, que primeiramente apresentaram um vídeo institucional da Copel e depois os trabalhos da SOE.
A metodologia BIM é reconhecida mundo afora pelos ganhos de qualidade e compatibilidade dos projetos, identificação precoce de interferências, extração automática de quantidades, simulações da execução das obras, redução de custos de construção e consistência da documentação.
A Copel mostrou o processo de gestão que utilizou no projeto dos centros de operação desenvolvido na Superintendência de Operações, primeiro edital de licitação no Paraná, licitado em 2012, a exigir modelagem da informação da construção, e apresentou o Plano de Implantação BIM para obras de geração, que se encontra na fase inicial, na Superintendência de Obras e Engenharia.
A SEIL coordena um importante trabalho, através do Departamento de Gestão de Projetos e Obras (DGPO) com o Plano de Fomento ao BIM, que reúne empresas de projeto, planejamento, construtoras, fabricantes, desenvolvedores de software e universidades, e deve resultar na inclusão do BIM como requisito de projeto para obras públicas no Estado do Paraná.
A arquiteta Melissa Midori Yamada, coordenadora deste no DGPO, conta que neste ano a intenção é avançar o conhecimento sobre a utilização do BIM voltado à infraestrutura, e que a troca de experiências tem sido de grande valia para os parceiros. Os objetivos desta visita técnica foram plenamente alcançados no sentido de conhecer uma experiência com a utilização de softwares específicos que a Copel utiliza. E o contato para as empresas também foi bastante produtiva no vislumbre de alternativas e novas possibilidades de formas de trabalho.
A parceria da SEIL com a Copel mantém um canal de comunicação aberto visando a troca de experiências que vem construindo o conhecimento e instrumentalizando as normativas do Estado. A arquiteta Lucimara Ferreira de Lima, coordenadora do LaBIM, no DGPO, trouxe a notícia de que essa normativa, que vem sendo desenvolvida pela SEIL, será colocada para consulta pública em breve e que o parecer dos técnicos da Copel será de suma importância.

GALERIA DE IMAGENS