Criação de Propriedades Civil 3D

Este vídeo exemplifica como criar um conjunto de propriedades e parâmetros no Civil 3D.

Atualizado em Junho de 2022

1. Na guia "Manage", clique em "Define Property Sets" na aba "Property Set Data". Irá abrir a janela "Style Manager".

2. No painel esquerdo, clique com o botão direito em "Property Set Definitions" e clique em "New". O aplicativo irá pedir para digitar o nome da Pset criada. Digite o nome desejado.

3. Na guia "Applies To" clique em "Select All" e na aba "Definition" será criada as propriedades.

4. Clique no primeiro ícone a direita (uma lista com um símbolo de + em verde). O sistema irá pedir para digitar o nome da nova propriedade. Caso estiver carregando as EOIs definidas no Caderno BIM, digite "Código_EOI" e, em seguida, crie uma nova propriedade chamada "Descrição_EOI". Esse recurso também pode ser utilizado para criar outras propriedades, como "Código do Serviço", "Descrição do Serviço", "Unidade de Medida" e "Quantitativo do Serviço" dentro da Pset de Orçamentação.

5. Na coluna "Default", clique dentro do retângulo vazio na propriedade criada, em seguida, clique com o botão direito do mouse e vá em "Insert Field".

6. Na janela que se abrir, na coluna "Field names:", selecione "DatabaseField". O espaço a direita irá se alterar e irá pedir para selecionar a base de dados desejada.

7. Para selecionar a base de dados, clique em "Create a new database link" (32-bit). Na janela que se abrir clique em "Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers" e vá em Avançar.

8. Na aba "Conexão", selecione a opção "Usar a cadeia de conexão" e vá em "Criar...". Na nova janela, clique em "Nova..." para criar uma nova conexão.

9. Em "Criar nova fonte de dados" selecione "Microsoft Excel Driver (*.xls, *.xlsx, *.xlsm, *.xlsb)" e clique em "Avançar".

10. Coloque o nome da fonte de dados que desejar e clique em "Avançar". Clique em "Concluir".

11. Aparecerá a janela "Configurar ODBC para Microsoft Excel". Clique em "Selecionar pasta de trabalho...".

12. Na nova janela, deve-se encontrar o arquivo desejado que contém as descrições (relativas a EOI ou Orçamentação). Quando encontrar o arquivo, clique nele e depois em OK. Clique em OK novamente.

13. Voltando para a janela "Propriedades de associação de dados", clique em "Senha em branco" e selecione o catálogo a ser utilizado. Clique em OK. As especificações irão aparecer. Clique em OK novamente.

14. Repita o procedimento com os outros parâmetros criados.

15. Quando terminar, clique em OK.

1. Para associar um elemento do Civil 3D ao parâmetro, clique nele. Na janela "Property" clique em "Extended Data" e vá em "Add Property Sets". Aparecerá uma janela com a Property Set que foi criada. Selecione-a e clique em OK.

2. Para vincular com cada código, basta clicar duas vezes dentro do espaço com o símbolo de "#". Abrirá a janela "Field" e lá poderão ser selecionados os códigos e descrições.