Interoperabilidade entre Revit e Civil 3D

Este vídeo demonstra como exportar um modelo desenvolvido no Revit e importá-lo no Civil 3D.

 

Créditos: Felipe Alcantera Dubeski - Atualizado em Junho de 2022


1. Dentro do Civil 3D escolha o ponto que receberá o elemento modelado no Revit.

2. Utilize o comando "ID" e clique no ponto escolhido no Civil 3D. O software informará as coordenadas do ponto escolhido. Anote, pois essas coordenadas serão utilizadas no Revit.

3. Dentro do Revit, vá na aba "Gerenciar", depois em "Coordenadas" e, em seguida, em "Especificar coordenadas no ponto". O software irá pedir para selecionar um ponto que será utilizado para fazer a vinculação com o Civil 3D.

4. Clique no ponto desejado, de preferência na extremidade do elemento. Irá abrir a janela "Especificar coordenadas compartilhadas".

5. Em "Norte/Sul", digite a coordenada em Y do Civil 3D. Em "Leste/Oeste", digite a coordenada em X do Civil 3D. Após isso, especifique a elevação. Clique em OK.

6. Agora vá em "Arquivo" --> "Exportar" --> "Formatos CAD" --> "DWG". Irá abrir a janela "Exportação DWG".

7. Defina a vista que se deseja exportar (no caso a Vista 3D) e clique no ícone de três pontos em "Selecione a configuração de exportação"

8. Na aba "Coordenadas e unidades" selecione a unidade de medida que está sendo utilizada no Civil 3D. Em "Base de coordenadas" deixe em "Coordenadas compartilhadas". Clique em Avançar.

9. Dê um nome para o arquivo e clique em OK.

10. Já dentro do Civil 3D, utilize o comando "Anexar" (ou "Attach" se estiver utilizando a versão em inglês) e selecione o arquivo que foi salvo anteriormente.

11. Na janela que se abrir, deixe em "Ponto de inserção", a opção "Especificar na tela" desmarcada e, em "Tipo de caminho" deixe em "Caminho completo". Clique em OK.

12. Caso o desenho não apareça de imediato, dê dois cliques no scroll do mouse.