Mapeamento de Propriedades IFC

Este vídeo destina-se a orientação de como mapear propriedades em IFC para exportação de um arquivo no formato IFC dentro do Revit. Uma vez em formato IFC, o arquivo pode ser aberto em diferentes softwares, tais como ArchiCAD e Solibri.

 

Crédito: Ítalo Roger da Silva Macarini - Atualizado em Maio de 2022 


1. Abra o arquivo disponível na aba Arquivos para Download.

2. Os itens sucedidos pelo símbolo "#" servem como um modelo para ser utilizado conforme a necessidade do usuário e não devem ser editados.

3. Abaixo, na Pset de Orçamento deverão ser colocados os parâmetros criados no Revit (conforme descrito no item "Criando Propriedades").

4. Coloque o nome do parâmetro, pressione a tecla Tab do teclado e escreva o "Tipo de Parâmetro" que foi colocado no Revit.

5. Caso o nome da propriedade no Revit seja diferente do nome da propriedade que se deseja exportar, clique em Tab novamente e escreva o novo nome.

6. Quando todos os parâmetros desejados forem escritos, salve o arquivo e feche.

1. Com o arquivo aberto no Revit, vá em "Arquivo" --> "Exportar" --> "IFC".

2. Na janela "Exportar IFC", pode-se definir o Nome do arquivo e o local em que se deseja salvá-lo clicando em "Procurar..."

3. Para utilizar as configurações definidas no arquivo de texto do mapeamento, clique em "Modificar a configuração..." em "Configuração atual selecionada:".

4. Na janela que se abrir, vá em "Conjuntos de propriedades".

5. Desmarque a opção "Exportar os conjuntos de propriedades comuns de IFC" e ative a opção "Exportar conjuntos de propriedades definidos pelo usuário".

6. Feito isso, o botão "Procurar..." será ativado. Clique neste botão e procure o arquivo de texto que foi configurado.

7. Clique em OK e, em seguida, em "Exportar".

8. Agora o arquivo pode ser aberto em qualquer software que possua compatibilidade com o formato IFC.