Mapeamento de Propriedades IFC

Este vídeo destina-se a orientação de como mapear propriedades em IFC para exportação de um arquivo no formato IFC dentro do Revit. Uma vez em formato IFC, o arquivo pode ser aberto em diferentes softwares, tais como ArchiCAD e Solibri.

 

Atualizado em Maio de 2022 


1. Abra o arquivo disponível na aba Arquivos para Download.

2. Os itens sucedidos pelo símbolo "#" servem como um modelo para ser utilizado conforme a necessidade do usuário e não devem ser editados.

3. Conforme as orientações do Caderno BIM de Infraestrutura (que pode ser encontrado na aba "Publicações BIM" dentro do Portal BIM PR), as propriedades "Código EOI" e "Descrição EOI" devem ser inseridas dentro da Pset (Conjunto de propriedades) chamada "Identificação", enquanto que as propriedades "Código do Serviço", "Descrição do Serviço", "Unidade do Serviço" e "Quantitativo do Serviço" devem ser inseridas na Pset "Orçamento".

3. Abaixo, na parte editável do arquivo, já está criada a Pset "Identificação", onde devem ser inseridas as propriedades "Código EOI" e "Descrição EOI" (conforme descrito no item "Criando Propriedades").

4. Primeiramente, coloque o nome da propriedade conforme o usuário queira que apareça no arquivo IFC, pressione a tecla Tab do teclado e escreva o "Tipo de Parâmetro" que foi colocado no Revit (caso tenha dúvida, retorne ao item "Criando Propriedades").

5. Aperte Tab novamente e escreva o nome da propriedade exatamente da maneira que aparece no Revit (se for diferente o software não irá identificar).

6. Quando todos os parâmetros desejados forem escritos, salve o arquivo e feche.

1. Com o arquivo aberto no Revit, vá em "Arquivo" --> "Exportar" --> "IFC".

2. Na janela "Exportar IFC", pode-se definir o Nome do arquivo e o local em que se deseja salvá-lo clicando em "Procurar..."

3. Para utilizar as configurações definidas no arquivo de texto do mapeamento, clique em "Modificar a configuração..." em "Configuração atual selecionada:".

4. Na janela que se abrir, vá em "Conjuntos de propriedades".

5. Desmarque a opção "Exportar os conjuntos de propriedades comuns de IFC" e ative a opção "Exportar conjuntos de propriedades definidos pelo usuário".

6. Feito isso, o botão "Procurar..." será ativado. Clique neste botão e procure o arquivo de texto que foi configurado.

7. Clique em OK e, em seguida, em "Exportar".

8. Agora o arquivo pode ser aberto em qualquer software que possua compatibilidade com o formato IFC.