Pesquisa e Desenvolvimento LaBIM

Banner menu LABIM PR

 SEIL/DGI - Atualizado em maio de 2022 

 

Estudo 1 - Elaboração de Projeto Geométrico na Ferramenta Civil 3D

Desenvolvimento de template parametrizado com diretrizes técnicas exigidas pelos órgãos nacionais, como DNIT, e internacionais, como a AASHTO, para validação automática de conformidade do projeto geométrico, como por exemplo, análise dos raios de curvatura da rodovia.

 

jan 2017

Apresentação do passo a passo para validação de proj. geométrico no Civil 3D - Estagiária de Engenharia Civil Nicolle de Souza

 

Estudo 2 -  Análise de Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico no SOLIBRI

Criação de conjunto de regras na ferramenta Solibri para verificação automática de conformidade dos elementos do modelo com as normas do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Os testes realizados incluíram a checagem da largura das saídas, abertura de portas, distâncias máximas a serem percorridas até as saídas de emergência, distância máxima entre dois pontos de iluminação de emergência e posição dos extintores, com base nas exigências constantes da tabela 5 do CSCIP (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico - 2015)

O estudo comprovou a viabilidade de utilização do software Solibri na validação das normas técnicas do Corpo de Bombeiros e constatou que para a análise ocorrer de forma ágil é necessário que o modelo seja exportado com as informações estruturadas e posteriormente classificadas dentro da ferramenta.

fev 2017

Apresentação do resultados das análise realizadas no Solibri - Estagiário de Engenharia Civil Hilbert Takashi Oku Prochnow

 

Estudo 3 - Modelagem Projeto Padrão do Conselho Tutelar

Após inúmeros testes de modelagem de projetos a partir de projetos existentes (em 2D), a equipe do LaBIM, em conjunto com os técnicos da Paraná Edificações assumiram o desafio de elaborar o projeto padrão do Conselho Tutelar com o intuito de testar e consolidar as diretrizes de modelagem para contratação de projetos em BIM.   

O referido projeto foi elaborado desde a concepção chegando em nível executivo possibilitando a validação da Estrutura da Organização da Informação (EOI), bem como, a inserção e exportação de informações necessárias para os usos BIM pretendidos (i) compatibilização (ii) orçamentação e (iii) planejamento da obra. Além de testar o fluxo de trabalho em BIM, também foi possível simular o processo de análise e fiscalização de projetos.

Dentre os resultados alcançados, destaca-se o prazo de elaboração de projeto, que no método tradicional estimou-se 180 dias (considerando as fases de licitação) e no processo BIM obteve-se uma redução de aproximadamente 70%, comprovando a agilidade realmente é um dos benefícios do uso do BIM.

 

LaBIM arquitetura

Modelagem do projeto arquitetônico no software Archicad - Estagiários de Arquitetura Marina Luxi e Kelvin Pereira

 

LaBIM complementares

Projetos complementares do Conselho Tutelar - Discussão entre os engenheiros da Paraná Edificações  Thereza e Wagner, responsáveis pelos projetos hidrossanitário e elétrico, respectivamente, e os Estagiários de Engenharia Civil do LaBIM Mariana e Rodinei. 

Estudo 4 - Análise de projetos quanto a conformidade com a NBR 9050 (acessibilidade) no SOLIBRI

Criação de conjunto de regras parametrizadas no Solibri para validação qualitativa do modelo quanto ao atendimento dos requisitos técnicos previstos na NBR-9050 de acessibilidade. Dentre os itens analisados, destacam-se as dimensões dos banheiros destinados às pessoas com deficiência, como tamanho e abertura de portas, raio necessário para giro da cadeira de rodas, desníveis aceitáveis, entre outros.

 

Apresentação Alberto e Débora.nov16

Apresentação dos resultados da Solibri -  Estagiário de Eng. Elétrica  Alberto e Estagiária de Arquitetura Débora

 

Estudo 5 - Classificação da Informação nos Modelos com o Uso da NBR 15965

Com base nas Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos (TCPO 15  BIM -  edição 2017), que trouxe na estrutura de cada composição as codificações das tabelas 2 (recursos) e 3 (resultados da construção) da NBR 15965 foi possível a realização de alguns testes e validar a aplicabilidade da norma, bem como, a possibilidade de exigência da mesma nas contratações de projetos em BIM.

Os estudos demonstraram que a utilização das tabelas da NBR 15965 são pouco intuitivas e, portanto, de difícil aplicação. Mas a maior questão analisada foi quanto a utilização prática das informação inseridas nos modelos, pois tal classificação demandou muito esforço para pouco aproveitamento. Nesse sentido, conclui-se que, nessa primeira fase de implantação do BIM para edificações, não faz sentido a exigência da classificação, visto que os resultados alcançados não trouxeram ganhos significativos para o processo de modelagem e análise dos projetos em BIM, bem como, é preciso considerar que as tabelas oficiais ainda não foram publicadas pela ABNT.

 

apresentações nov.2016

Apresentação dos resultados obtidos com a aplicação da TCPO 15 -  Estagiários de Engenharia Civil  Wilham e Nicolle

 

Estudo 6 - Orçamentação a partir de projetos em BIM

A partir do projeto “Casa Sustentável”, modelado pelo Laboratório BIM do Paraná (LaBIM-PR), foram realizados testes de aplicabilidade e funcionalidade do plug-in SEOBRA for Revit para orçamentação.

Os estudos iniciais possibilitaram vincular os quantitativos dos elementos modelados ao plug-in, o qual dispõem de ampla base de dados de tabelas referenciais de custo muito utilizadas nos orçamentos de obras públicas.

Além disso, foi possível extrair informações referentes ao orçamento de forma prática e intuitiva. Por se tratar de um estudo em desenvolvimento realizado pela equipe do LaBIM-PR, após a aplicabilidade e realização de testes em outros projetos piloto serão apresentados os resultados finais alcançados pelos usuários a desenvolvedora do plug-in, empresa 682 Soluções, com o intuito de viabilizar melhorias e possíveis atualizações para o plug-in SEOBRA for Revit.

 

Treinamento SEOBRA for Revit

Estudos iniciais da ferramenta plug-in SEOBRA for Revit