Plug-in BIM Interoperability Tools para Revit - preenchimento de Parâmetros

Este vídeo demonstra como utilizar o plug-in BIM Interoperability Tools no Revit para automatização de preenchimento de parâmetros a partir de uma planilha Excel.

 

 

Crédito: Ítalo Roger da Silva Macarini - Atualizado em Maio de 2022 


1. Entre no "Aplicativo da área de trabalho da Autodesk". O aplicativo pode ser encontrado através da pesquisa do Windows.

2. Dentro do aplicativo clique no ícone do Revit. Irão aparecer vários plug-ins que podem ser instalados conforme a necessidade.

3. Encontre o plug-in do BIM Interoperability Tools e clique em "Instalar/Atualizar".

4. Siga os comandos que aparecem na tela.

5. Quando a instalação estiver concluída clique em "Finish".

6. Quando o Revit for aberto a guia BIM Interoperability Tools estará ativa.

1. Para fazer a associação dos parâmetros EOIs com o Revit, também deve-se importar o arquivo Excel que contém as EOIs. Para isso, faça o download do arquivo presente nesta página ou deixe o arquivo que deseja utilizar no formado .xlsx.

2. Com o arquivo pronto, dentro do Revit, abra a guia "BIM Interoperability Tools" e, na aba "Classification Manager", clique em "Setup". Abrirá a janela "Autodesk Classification Manager for Revit".

3. Em "Browse", clique nos três pontos e carregue o arquivo em Excel. Em seguida clique em "Finish".

1. Vá em "Arquivo", "Opções". Irá abrir as Opções do Revit.

2. Em "Interface do usuário", clique em "Personalizar" em "Atalhos de teclado".

3. Em "Atalhos de teclado", procure pelo comando "Assign".

4. Clique no comando "Assign" e, em "Pressionar novas teclas", pressione a tecla que deseja utilizar como atalho. Em seguida clique em "Atribuir" e depois, em OK.

5. Em "Opções" clique em OK novamente.

6. O atalho foi criado. Para utilizá-lo, basta selecionar o elemento desejado e, em seguida, pressionar a tecla escolhida.

1. Para fazer a associação do modelo do Revit com os códigos EOIs, basta selecionar o elemento desejado, ir na guia "BIM Interoperability Tools", na aba "Classification Manager" e clicar em "Assign". O comando também será executado caso aperte a tecla de atalho definida no item anterior. Abrirá a janela "Assign Classification" com os dados da tabela EOI importada do Excel.

2. Em "Details", basta selecionar o item que se relaciona com o elemento que está sendo classificado. Por exemplo, se está sendo feita a classificação de uma janela, deve-se ir ao item Esquadrias, abrir a seleção e clicar em Janela. Clicando no item que deseja, o botão "Assign" é habilitado. Portanto, clique nele e a associação será feita.

3. Se retornar na aba Propriedades, o Código EOI e a Descrição EOI estarão preenchidos após a classificação.