Últimas Notícias

Equipes da SEIL e SECID acompanham levantamento com Laser Scanner durante visita técnica ao Hospital da Polícia Militar do Paraná 13/04/2024 - 07:03

No dia 02 de abril de 2024, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e Secretaria das Cidades (SECID), acompanharam o levantamento das condições existentes de um dos blocos do Hospital da Polícia Militar do Paraná (HPM), na cidade de Curitiba, com o apoio da tecnologia de Laser Scanner. A iniciativa foi resultado de uma parceria com a empresa ENG DTP & Multimídia, que trabalha com tecnologias da Matterport, empresa especialista em sistemas de captura e digitalização 3D, e teve como principal objetivo demonstrar a operação dos equipamentos, o passo a passo do levantamento e, também, os produtos resultantes desse processo.

As instalações do Hospital da Polícia Militar passarão por reforma e ampliação com área total estimada em 12.519,27 m², com previsão de demolição de aproximadamente 615,98 m² e ampliação de 4.936,00 m².

A SECID foi a responsável pela contratação de empresa para elaboração do Projeto Arquitetônico e Complementares para a reforma e ampliação das instalações do HPM. Os projetos estão sendo desenvolvidos com a metodologia BIM e fiscalizados pela equipe técnica da SECID via Contrato Administrativo nº 3858/2023, contrato este que é um dos projetos-piloto para implementação do BIM na Secretaria.

Após o reconhecimento do local, a empresa fez a demonstração do equipamento Matterport Pró3, que opera com tecnologia LiDAR, e apresentou brevemente alguns conceitos pertinentes à captura da realidade. Na sequência, os representantes da empresa realizaram o levantamento completo do interior de um dos blocos a serem reformados. Todos os profissionais presentes tiveram a oportunidade de operar o equipamento e tirar dúvidas a respeito da tecnologia utilizada.
Após concluir o levantamento, os representantes da empresa disponibilizaram o material digitalizado para ser visualizado em smartphone, computador e óculos de realidade virtual e, também agendaram uma nova reunião para discutir as possibilidades de aplicação em BIM.

Além de acompanhar o levantamento com Laser Scanner, a equipe da SECID teve a oportunidade de conhecer o trabalho em desenvolvimento pelo Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI-SEIL) e Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR), que vem estudando o uso de tecnologias imersivas compatíveis com BIM, especialmente para a aplicação no canteiro de obra em apoio à fiscalização de obras públicas.

Na ocasião, a equipe de fiscalização pode visualizar in loco o Estudo Preliminar para a reforma e ampliação do HPM desenvolvido com a metodologia BIM a partir da realidade mista, possível com o auxílio do óculos Miscrosoft Hololens 2 (dispositivo holográfico) e do software embarcado TrimbleConnect MR. Além do recurso de realidade mista, as equipes também foram apresentadas ao conceito de realidade aumentada, por meio da visualização no modelo BIM em escala real em sobreposição à edificação existente utilizando o software Augin instalado em tablet.

As atividades realizadas fazem parte de um conjunto de ações em andamento que visam a transformação digital e aprimoramento dos processos de execução e fiscalização das obras no Governo do Estado do Paraná e o atendimento ao Decreto Estadual nº 10.086/2022 que prevê a adoção gradual do BIM e de tecnologias compatíveis com a metodologia.

De acordo com a Arquiteta Silvia Rolim, representante da SECID no GTEC-BIM PR, a tecnologia apresentada impressionou os técnicos em função da rapidez de execução do levantamento e da visualização do resultado em tempo real via tablet. Pontuou que a surpresa também veio com a disponibilização, por parte da empresa, de link para acesso aos resultados em menos de 24h.

A Arquiteta da SECID complementou falando da importância do trabalho que possibilitou esta prática imersiva e que demonstrou a viabilidade técnica da aplicação das tecnologias compatíveis com o BIM para os trabalhos de planejamento, fiscalização e pós-ocupação das edificações públicas do Estado e finalizou ressaltando a relevância das parcerias e cooperações técnicas firmadas pelo DGI/SEIL, que coordena a Estratégia BIM PR.

Para a Diretora do DGI-SEIL, Lorreine Vaccari, para obter êxito no processo de implementação do BIM é importante não apenas o conhecimento das tecnologias existentes e suas possibilidades de aplicação, mas, também, a conscientização e engajamento das equipes responsáveis pela gestão dos contratos e fiscalização das obras e, neste sentido, a visita técnica foi de grande importância para disseminação e aprofundamento do conhecimento em tecnologias compatíveis com BIM.

GALERIA DE IMAGENS