Últimas Notícias

SEIL recebe alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros para Alinhamento Conceitual sobre a Metodologia BIM 08/12/2023 - 14:28

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) recebeu, no dia 04 de dezembro, os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Bombeiros 2023. O objetivo do encontro foi apresentar aos Oficiais as principais aplicações da metodologia BIM, especialmente no contexto das atribuições e operações do Corpo de Bombeiros.

Lorreine Vaccari, Diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras (DGI), compartilhou um panorama geral das ações promovidas pelo Governo do Paraná em relação à difusão e implantação da metodologia BIM no Estado, destacando a importância da participação ativa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) e do Corpo de Bombeiros na Estratégia BIM PR.

O Major Lucas Frates Simiano ressaltou a importância da sensibilização e o envolvimento dos alunos com a metodologia BIM já que eles serão os futuros responsáveis pelas operações do Corpo de Bombeiros em diversas regiões do Estado do Paraná.

Lucimara F. Lima, responsável por coordenar o Laboratório BIM do Paraná (LaBIM PR), apresentou os conceitos fundamentais e principais benefícios da metodologia BIM, além de destacar a possibilidade de padronização e automatização das análises de Projeto Técnico de Prevenção a Incêndio e a Desastres (PTPID), considerada a principal aplicação do BIM para a Corporação. Lucimara também abordou outros usos potenciais, como a integração de tecnologias compatíveis com o BIM, que podem facilitar determinadas atividades da Corporação exemplo das vistorias. Durante a visita, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Microsoft Hololens 2, óculos holográfico de realidade mista, recentemente adquirido pela SEIL para a realização de estudos aplicados na etapa de execução e acompanhamento de obras com o intuito de validar a tecnologia para o apoio à fiscalização de obras públicas em atendimento ao definido pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022.

Na ocasião, o Arquiteto e Residente Técnico Théo Zanardo demonstrou a aplicação do software Solibri para a validação de um conjunto de regras baseadas nas Normas de Procedimento Técnico (NPT) para a identificação de incompatibilidades no projeto, projeto piloto desenvolvido pela equipe do DGI/LaBIM PR em 2015/2016 (Análise de Projeto de Prevenção Contra Incêndio e Pânico Modelado em BIM).

A equipe da SEIL considera de suma importância a sensibilização e capacitação contínuas das equipes técnicas de servidores públicos estaduais para a concretização do processo de transformação digital de projetos e obras no Governo do Estado do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS