11ª Reunião do GTEC-BIM PR aprovou o texto que define o conceito de “Alta Relevância” estabelecido pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022 19/05/2023 - 16:43

O GTEC-BIM PR se reuniu na manhã desta quinta-feira (18) na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná, para discutir e aprovar ações em cumprimento aos Decretos Estaduais 10.086/2022 e 3.080/2019. O encontro contou com a presença de representantes das instituições integrantes da Estratégia BIM PR - SEIL, DER, SEI, Paranacidade, AMEP, SECID, COHAPAR, Celepar, SEPL, SESA, SEAP e Fundepar - e, também, da SEAP, que foi convidada a participar das discussões.

O primeiro item da pauta foi a aprovação da minuta apresentada pela Secretaria Executiva da Estratégia BIM PR com o objetivo de definir o conceito de "Alta Relevância" estabelecido no Artigo 518 do Decreto 10.086/2022, e que atribui tal responsabilidade à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, após consulta aos órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do governo estadual.

Cabe ressaltar que a minuta foi previamente compartilhada entre os participantes, possibilitando que todos analisassem o texto e oferecessem suas sugestões. Durante a reunião, o grupo teve a oportunidade de debater e propor alterações para a minuta, a fim de aprimorar seu conteúdo, imprescindível para o enquadramento dos projetos e obras que deverão, obrigatoriamente, adotar a metodologia BIM.

O segundo item da pauta, foi a apresentação do cronograma planejado para os próximos módulos do Capacita BIM PR ao longo de 2023. O curso integra parte das ações de aceleração digital da Estratégia BIM PR e tem por objetivo promover a capacitação em BIM dos servidores estaduais. Os primeiros módulos – 1. Sensibilização, 2. Alinhamento Conceitual e 3. Elaboração de Edital e Termo de Referência para contratação de projetos em BIM – já foram realizados e estão previstos workshops para a elaboração de TRs para contratações em BIM, além de módulos abordando ferramentas BIM para a gestão e coordenação de projetos; modelagem 3D para infraestrutura e para edificações.

Ao final da reunião, Mariceli Duarte Foronda, Gestora de Produtos da Celepar, apresentou a solução de Ambiente Comum de Dados (CDE) adquirida pelo Estado do Paraná e disponibilizou a todos os presentes a ficha comercial com todas as informações sobre o produto. A expectativa é que as instituições envolvidas na Estratégia BIM PR tenham acesso às licenças do CDE nos próximos meses para iniciar o processo de implantação da solução.

Importante ressaltar que os representantes que compõem o GTEC-BIM desempenham um papel fundamental ao fornecer apoio técnico às ações da Estratégia BIM PR, garantindo a compreensão das particularidades e desafios de cada instituição. O avanço das discussões e ações do grupo, demonstram comprometimento em garantir um processo de implantação BIM de forma unificada e gradual para todo o Estado do Paraná.

Reunião GTEC BIM