Comitiva da Prefeitura Municipal de Umuarama 06/03/2024 - 10:59

Na manhã do dia 26 de fevereiro, uma comitiva da Prefeitura Municipal de Umuarama, liderada pelo Prefeito Celso Luiz Pozzobom e composta pelos Secretários Municipais Cleber Bomfim (Secretário de Gabinete e Gestão Integrada), Gilmar Garcia (Secretário de Habitação) e Renato Caobianco (Secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos), foi recepcionada na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) para uma visita técnica ao Departamento de Gestão da Inovação e Laboratório BIM do Paraná.

A equipe teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento, que coordena a Estratégia BIM PR, durante os eventos da Jornada BIM PR, projeto itinerante que percorreu todas as regiões do Estado do Paraná com o objetivo de fomentar a adoção do BIM nos projetos e obras públicas das prefeituras municipais.

Considerando a disposição da Prefeitura em implementar a metodologia BIM, o principal objetivo da visita foi o intercâmbio de experiências no processo de fomento e implantação da metodologia no Governo do Estado do Paraná visando a transformação digital para projetos e obras públicas.

Na ocasião, a Diretora do DGI/SEIL, Arquiteta e Urbanista Lorreine S. Vaccari, falou sobre as ações da “Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas” para implementação do BIM nas instituições estaduais e das ações que estão sendo desenhadas para apoiar os municípios nesse processo. Em seguida, a Coordenadora do LaBIM PR Lucimara Lima falou sobre a estrutura e trabalho técnico desenvolvido pelo DGI/LaBIM PR.

Após as apresentações iniciais, os visitantes foram convidados a conhecer as instalações do Departamento e um pouco do trabalho em desenvolvimento. Na ocasião, foram apresentados os projetos piloto de edificações e infraestrutura rodoviária que, atualmente, estão sendo utilizados para validar e aperfeiçoar o Ambiente Comum de Dados do Governo do Estado do Paraná em fase inicial de implantação e, na sequência os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o dispositivo de realidade mista, Microsoft Hololens 2, recentemente adquirido pela SEIL.

Durante o encontro os profissionais tiveram a oportunidade conversar a respeito dos desafios nos processos de inovação no setor público. Para Lorreine Vaccari, “A interação entre representantes da esfera estadual e municipal é de suma importância para implantação do BIM nos projetos e obras públicas, uma vez que permite a troca de experiências entre técnicos e gestores e, também, reafirmam o compromisso das instituições no processo de inovação para melhoria da gestão de projetos e obras públicas”.