Boas Práticas de Modelagem

Menu Boas Práticas

 SEIL/DGI - Atualizado em Junho de 2023

 

Os materiais disponibilizados nessa seção têm por objetivo facilitar e auxiliar os projetistas no entendimento do conteúdo orientativo apresentado nos Cadernos BIM publicados. A apresentação em formato de vídeos de curta duração busca trazer praticidade na consulta dos temas de interesse, pois estão organizados por assunto e software.

Aqui será apresentado, dentro de cada ferramenta BIM, o “COMO FAZER”, mas não significa que essa é a única forma de obtenção dos resultados pretendidos, ou seja, não há intenção de esgotar o tema e, muito menos, de estabelecer procedimentos acerca da modelagem de projetos com uso de ferramentas BIM. O intuito é  auxiliar os profissionais que ainda não possuem familiaridade com determinados softwares BIM, em especial, quando se trata da gestão do processo de informação, garantindo assim, a confiabilidade dos dados extraídos dos modelos.

Nesse contexto e considerando que as tecnologias são dinâmicas, o conteúdo desta seção permanecerá em constante atualização. Ainda, com o intuito de tornar essa página uma fonte de consulta, um formulário ficará disponível para receber contribuições de toda comunidade BIM. Para isso, basta acessar o formulário de contribuição e incluir um novo assunto enquadrado como BOA PRÁTICA no desenvolvimento de trabalhos com uso da metodologia BIM.

Por fim, ressalta-se que todo material disponibilizado nessa seção é fruto do trabalho de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) realizado no LaBIM PR e, portanto, todo conteúdo recebido por meio do formulário, antes de ser disponibilizado nesse Portal, será avaliado pela equipe técnica do laboratório, afim de validar a aplicabilidade e relevância do assunto para os projetos de interesse da administração pública direta, autárquica e fundacional, e, uma vez aceitos, serão publicados com os devidos créditos aos proponentes.


Abaixo seguem os links relativos às recomendações de Boas Práticas do LaBIM PR.